24 de maio de 2012

Dicas de Pinturas

Como já havia dito antes, vou voltar a pintar, e trouxe umas dicas para quem pinta ou para quem quer começar a pintar.

Mas antes vou falar da Clau, ela é uma querida, se você tiver alguma duvida é só mandar um recadinho no face que ela responde.
Esse trabalho ai de baixo ela ensina o passo a passo dele no blog dela, 
é tudo bem explicado.

Clique AQUI



Você borrou o pano que estava pintando?

Vou dar uma dica de como tirar tinta de tecido...Tipo, você esta pintando e sem querer manchou o tecido...Rapidamente passe sabonete sobre a mancha deixe secar e lave normalmente...Junto com o sabonete sai a tinta que sem querer vc borrou...

Não esqueça tem que passar o sabonete no mesmo momento que borrou,antes da tinta secar totalmente...


Tintas Vencidas

Suas tintas venceram? Estão grossas demais? Uma solução:
Num vidrinho (eu uso de adoçante) misture 3 partes de água com 1 parte de vinagre de maçã. Pingue algumas gotas desta mistura no tubo de tinta e mexa com uma palito ou cabinho de colher.Pronto! Sua tinta vai estar pronta para ser usada novamente!


Conservando os Pincéis

Os pincéis são nossa ferramenta de trabalho, por isso devemos saber como conservá-los para durarem mais.
* Sempre que terminar de pintar, lave os pincéis com água e detergente. Se possível use um "limpa pincéis".
* Passe nas cerdas, creme de cabelo ou hidratante, mantendo as cerdas bem alinhadas para secar.
* Guarde-os num porta-pincel ou mantenha num pote sempre com as cerdas para cima.
*Durante a pintura não deixe os pincéis o tempo todo na água. Apenas molhe a cada troca de tinta.
* Os pincéis tipo "chato" com o uso vão ficando arrepiados.Para consertar, passe eles sobre uma lixa (serrinha) de unha apoiando seu dedo indicador nas cerdas para fazer um pouquinho de pressão.



Como tirar tintas velhas dos pincéis

Sabe aquela tinta que grudou nas cerdas, principalmente perto da virola do pincel? Pois bem vamos tirar! Deixe seu pincel de molho alguns minutos em acetona( aquela de manicure) e vá passando o pincel num paninho, a tinta vai saindo sem esforço!


Como cuidar de seus pincéis

1. Se vc cuidar com carinho de seus pincéis , eles podem durar por muito tempo, lembre-se que eles são ferramentas essenciais ao seu trabalho, procure por marcas de qualidade.

2. Para cada superfície a ser pintada, existe um pincel mais indicado. Tente informar nas lojas de material para pintura, eles saberão lhe indicar o pincel mais apropriado para a técnica que vc escolheu executar. Pode tb encontrar dicas em revistas de pintura e artesanato.

3. Tenha os melhores que você possa comprar e nunca esqueça de hidratá-lo antes de pintar, pois isto facilita a pintura e aumenta muito a vida útil do seu pincel.

4. Mantenha seus pincéis sempre bem acondicionados, protegendo as cerdas para que não amassem.

5. Conserve seus pincéis sempre limpos, lavando-os após cada trabalho executado de pintura,com água e sabão neutro ou produtos especiais para esta finalidade, esfregando as cerdas com cuidado.

6. Se você usa diferentes tintas, tenha para cada uma um jogo de pincéis, pois as tintas deixam resíduos nos pincéis, que podem danificar o seu próximo trabalho.

7. Pincéis usados para aplicar verniz, so devem ser usados para esse fim e devem ser limpos após o uso com o diluente apropriado a tinta que foi utilizada.

8. Nunca guarde os seus pincéis de molho na agua, isso estraga as cerdas.

9. Sempre que usa-lo, lave, e enxugue bem. Vc pode leva-los com sabão neutro, ou shampoo, e após lavar, se quiser pode esfregar um pouco de condicionador nas cerdas, para que as mesmas fiquem mais macias e flexíveis. Dessa forma vc os terá por muito tempo como novo.

10. Lembre-se limpeza é fundamental em qualquer ambiente de sua casa, e também nos seus trabalhos artesanais.

Tipos de Pincéis

- Chatos – Geralmente são usados para pintar áreas maiores (relativamente ao tamanho do pincel). Também pode ser para pintar folhas.

- Chanfrados ou Angular – O tamanho varia de acordo com o objetivo, indicados para atingir áreas diminutas como cantos pontiagudos Serve tb para fazer o sombreado .

- Redondos – Para pinturas de pinceladas ensaiadas . Tem tamanhos variados, e tem a finalidade de fazer uma curva mais perfeita do que a feita com o pincel quadrado. Além de outras utilidades, é mais empregado para fazer desenhos. O redondo 00 é o mais empregado para fazer pespontos curtos.

- Redondo Angular – É um pincel diagonal (lembra o pincel chanfrado). Tb chamado “Pata de Vaca”, usado para efeitos de pêlo, de areia, de nuvens, iluminar as bochechas e também é indicado para fazer flores

-Língua de Gato – Para traços retos e contínuos (largos ou finos, dependendo da posição em que for usado)

- Filete –É um pincel longo e fino. É muito utilizado para fazer traços finos: linhas retas, pesponto comprido, pernas e braços das bonecas, insetos etc.

- Liner – Como o filete, mas com as cerdas mais longas.

- Leque – Usado para fazer “matinho”, cabelos, copas de árvores, etc.

- Trincha – Pincéis chatos e largos, para pintar grandes extensões

- Pincel Quadrado - O tamanho varia de acordo com o objetivo. O pincel quadrado é o mais indicado para pintar peças em madeira ou MDF. Grandes superfícies exigem pincéis maiores e de pêlos macios (para não deixar marcas visíveis).

- Pincel de Cerdas Duras – Normalmente utilizados em patinas, quase smepre são feitos com cerdas sinteticas e o preço bem mais barato do que um de pelo macio.


Encontrei essas dicas no Cantinho da Cleuza Reis






3 comentários:

  1. Oi querida! Vim conhecer seu blog e adorei! Já estou seguindo! Também sou BU e espero a sua visita! Bjs! Mari

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivone, adorei as dicas! Também estou há tempos sem pintar e de vez em quando bate uma saudade...rs
    Beijos e uma ótima noite.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa suas dicas e as explicações dos pinceis também

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho ficarei muito feliz!