5 de fevereiro de 2013

Gentileza Gera Gentileza

Quem nunca ouviu ou leu aquela frase  " Gentileza gera Gentileza?
Vi em um programa de televisão a história do profeta, para ser sincera não sabia de onde vinha essa frase (ignorância minha).
Nos dias de hoje as pessoas estão tão secas, digo por onde eu moro, algumas pessoas só pensam em si e não tem compaixão pelo próximo.
 Já não existe aquela amizade entre vizinhos, lembro de quando era criança minha mãe fazia um bolo e mandava para a vizinha e depois essa vizinha retribuía com alguma coisa, era algo tão bonito, eu até hoje sou assim.
Esse dias fiz pães e deu para minha vizinha, mas não dei com a intenção de receber algo em troca, mas só recebi um obrigado pelo muro.
Algumas pessoas dizem que o mundo está mudado, não concordo, o mundo é o mesmo as pessoas que estão voltadas só para elas.





O Rio de Janeiro possui em sua história um homem que ficou conhecido como Profeta Gentileza. Um de seus bordões mais famosos era “gentileza gera gentileza”.

José Datrino, nascido no interior de São Paulo, na cidade de Cafelândia em 1917, tornou-se conhecido na Cidade Maravilhosa ao ajudar vítimas de um incêndio no Gran Circus Norte Americano, em 1961, quando morreram mais de 500 pessoas. Datrino foi ao local do incêndio e passou a plantar hortaliças no local onde haviam cinzas do antigo circo.

A habilidade com a lavoura vem da infância pobre no interior, onde também aprendeu a amansar burros. Nessa época, Datrino dizia que quando crescesse, constituiria família e criaria seus filhos, mas depois os abandonaria para seguir em uma missão.

Anos depois, o Profeta Gentileza cumpriu o que havia prometido, e se dizia “amansador dos burros homens da cidade que não tinham esclarecimento”.

Em 1980, Datrino passou a circular pela cidade do Rio de Janeiro com uma longa barba e uma túnica branca, morando embaixo de pontes e viadutos da cidade. Em 1992, durante a Eco-92, o já conhecido Profeta Gentileza se colocava estrategicamente no trajeto que as autoridades faziam para chegar à conferência e gritava pedindo que cada líder ajudasse a espalhar a gentileza pela Terra.

Uma de suas obras foram as pilastras do Viaduto do Caju, onde em cada uma delas, Gentileza escreveu mensagens em verde e amarelo, com sua visão de mundo e com mensagens baseadas em seu lema, gentileza, e recheadas de amor e esperança. Quando era tachado de louco, Gentileza respondia: “Sou maluco para te amar e louco para te salvar”.

Datrino, ou Gentileza, definia sua crença de forma simples e objetiva: “Deus é ‘Gentileza’ porque é Beleza, Perfeição, Bondade, Riqueza, a Natureza, nosso Pai Criador”.

Foi homenageado em vida pelos cantores Gonzaguinha, nos anos 1980, e Marisa Monte, nos anos 1990. Após sua morte, em 1996 no cidade de seus familiares no interior paulista, Gentileza foi tema de samba-enredo da Acadêmicos do Grande Rio, e em 2009, foi interpretado por Paulo José na novela Caminho das Índias.

Fonte

Ser gentil não custa e com certeza alegra o coração!




7 comentários:

  1. Oi Ivone! Eu também gosto muito da história dele! Já ouviu a música da Marisa Monte de quando pintaram os escritos dele? É linda!

    Grande beijo!
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivone! Não conhecia essa história, que homem "sábio e rico". Realmente as pessoas estão mudadas, não falam mais bom dia, nem por favor...É muito triste falta amor...
    Pena que não sou sua vizinha, minha mãe, também sempre quando faz "coizinhas" distribui para a vizinha, no caso dela há sempre uma troca...Uma mais gostosa do que a outa....
    Beijinhos e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivone!
    Essa frase é perfeita mesmo.
    Eu vi o profeta Gentileza nas ruas do RJ.
    Os escritos são tombados pelo Patrimônio Cultural e no início do ano passado estavam restaurando novamente!

    Você falou de vizinhos e lembrei...
    Na minha época de criança, quando um vizinho recebia um bolo - por exemplo - era costume 'devolver' o prato com outro doce!
    Era costume, rs mas não como obrigação!
    Como você falou!
    Gentileza mesmo!

    Lindo post!:)
    bjs, ótimo dia!

    ResponderExcluir
  4. Ola!!
    Nossa, fiquei emocionada quando vi que escreveu sobre meu querido Gentileza, meu tio avô, tem realmente uma historia muito linda, cheia de desafios. Ele acreditava no que dizia e fazia com que as pessoas acreditassem nele, apesar de muitas vezes o verem como louco, mas sei que ele fez o que acreditava e foi muito feliz! É um exemplo para toda nossa familia!!!
    Vou compartilhar seu link com os meus primos no face,ok?
    Bjsss emocionada!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga, eu como a Maria, tb encontrei o profeta Gentileza por diversas vezes nas ruas do RJ.
    Hoje eu posso dizer, que tive esse privilégio.

    Bjsssssssss querida e parabéns pela homenagem a este ser maravilhoso.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite minha linda, primeiro queria agradecer o carinho que teve comigo lá no blog..
    Depois dizer que quando comecei a ler o post senti uma saudade desse tempo que mencionou..
    Eu me lembro bem disso, e lembro de como era gostoso devolver o prato com algo bem delicinha.. era uma forma de carinho e agradecimento por ser lembrado por alguém né?
    Tempos bons..
    Tem razão quando diz...
    "Não foi o mundo que mudou.. fomos nós que mudamos"
    E posso completar, estamos mudando pra pior..

    Que história de vida do Profeta Gentileza né?
    Amor é lindo demais.. e só nos trás coisas boas..

    Um super beijo e uma noite linda viu?
    Sheila

    ResponderExcluir
  7. É vdd, hj em dia os vizinhos mal se cumprimentam qdo se encontram. As pessoas estão mais egoístas, no geral.
    Tb me lembro qdo minha mãe preparava bolos e presenteavam as vizinhas e vice-versa. Bons tempos!!
    Ótimo post, amiga. Eu desconhecia esta história. Um exemplo de ser humano, ser superior.
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho ficarei muito feliz!